Lacerda Comércio e Serviço

A inteligência artificial chegou nos canteiros de obras, nos escritórios de projetos e nas áreas de venda. Embora as empresas do segmento estejam ainda no estágio inicial desta inovação, estão mudando os seus modelos de negócios para o uso mais intensivo da Inteligência Artificial.

Os avanços tecnológicos têm sido responsáveis por grandes saltos na evolução do conhecimento com aplicações práticas em todos os segmentos da sociedade, melhorando a produtividade e o bem-estar da humanidade.

Um dos protagonistas do momento é a IA – Inteligência Artificial, que ganhou relevância com a chegad a do ChatGPT e acirram-se as discussões se os robôs e máquinas vão tomar nossos empregos e como será o futuro do mercado de trabalho.

A inteligência artificial (IA) é uma área da tecnologia que cria sistemas que podem se aproximar, e ou superar a inteligência humana, e que têm a capacidade de aprender a partir do processamento de dados, podendo tomar decisões, realizar tarefas e se adaptar a novas situações.

A tecnologia é baseada em algoritmos de aprendizado de máquina que , ao juntar dados e vivenciar situações novas, melhoram sua s decisões ao longo do tempo, num aprimoramento contínuo como ocorre com o ser humano.

Um dos setores que mais interagem na vida dos brasileiros é a construção civil. A inteligência artificial chegou nos canteiros de obras, nos escritórios de projetos e nas áreas de venda. Embora as empresas do segmento estejam ainda no estágio inicial desta inovação, estão mudando os seus modelos de negócios para o uso mais intensivo da IA.

Exemplos de uso de AI em projetos e planejamento de obra são os modelos virtuais de edifícios, pontes e outras estruturas que são criadas com mais rapidez e precisão que os métodos usuais e podem identificar problemas antes da construção podendo trazer muita economia no processo construtivo.

No momento atual, deverá ser mais aplicada na evolução das atividades de rotina que tem abundância de dados, que consomem muito tempo e mão de obra, permitindo que os profissionais especializados se dediquem a matérias que exigem mais concentração.

Exemplos bem-sucedidos começam a surgir, como ocorreu na cidade de São Paulo, em uma obra de porte ficou mais de 700 dias de construção sem acidentes ou paralisações operacionais. Com um sistema de câmeras com IA que identificava o uso adequado de equipamentos de proteção individual, movimentações verticais e horizontais de materiais nas gruas, circulação de trabalhadores nas áreas de risco e desvios nos procedimentos de segurança, trouxe resultados, reportando as ocorrências à equipe de segurança.

A finalidade da inteligência artificial não é substituir o homem, ela amplia as nossas capacidades e melhora os nossos processos. Essa parceria entre o homem e a inteligência artificial oferece oportunidades de nos tornarmos muito melhores nas nossas atividades profissionais. Desenvolver projetos e executar obras requer muitos cuidados. Afinal, estamos falando de espaços frequentados por pessoas. Não há margem para erros e a AI pode trazer muita evolução. Que seja bem-vinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *